Sumários

Patrick McGoohan, "The Prisoner": Apresentação da série e análise do episódio 16 ("Once Upon a Time")

17 Abril 2024, 18:30 Pedro Madeira


Apresentação da série The Prisoner, de Patrick McGoohan
e da bibliografia complementar (Douglas L. Howard, "The Prisoner").
Medium e narrativa: particularidades da narrativa televisiva.
Interpretação da série como alegoria da "condição pós-moderna"
(Douglas L. Howard e Jean Baudrillard).
Relação problemática da série com as convenções da série de televisão
episódica, e em particular com a série de espiões (Genérico
de Danger Man).
Análise do episódio 16, "Once Upon a Time".

Patrick McGoohan, "The Prisoner": apresentação da série e análise do episódio 16 ("Once Upon a Time")

17 Abril 2024, 17:00 Pedro Madeira


Apresentação da série The Prisoner, de Patrick McGoohan
e da bibliografia complementar (Douglas L. Howard, "The Prisoner").
Medium e narrativa: particularidades da narrativa televisiva.
Interpretação da série como alegoria da "condição pós-moderna"
(Douglas L. Howard e Jean Baudrillard).
Relação problemática da série com as convenções da série de televisão
episódica, e em particular com a série de espiões (Genérico
de Danger Man).
Análise do episódio 16, "Once Upon a Time".

Falasca-Zamponi, “Mussolini’s Aesthetic Politics”

16 Abril 2024, 11:00 CARLO ARRIGONI


Análise do cápitolo de Falasca-Zamponi. A teatralidade do líder. A multidão como espectadores e, ao mesmo tempo, espectáculo. O mito da nação. O nacionalismo como receita contra a política de classe. A violência fascista: usos e discursos. Cinema e propaganda: o caso de Scipione l’africano (1937) de Gallone. O mito de Roma e o papel da multidão.

Popular culture/1

16 Abril 2024, 09:30 Chiara Nifosi


As Sontag's essay provides a transition from elitist visions of culture to the happy coexistence of forms of what would be considered high and low culture, we tackled the issue of popular culture today by looking at some music videos and lyrics by Taylor Swift and Lana del Rey. During this first session, we focused on Taylor Swift's concern with personal narrative as a fundamental part of her creative process by looking at some video materials ("Mean" music video; her acoustic version of "Bank space" at the Grammy Museum). We also reflected on her use of literary references in some of her songs, namely "Love story" and "The lakes", thus discussing whether these are real attempts at reviving the debate about the relevance of literature or just superficial rewritings of well-known classics (in this case, Shakespeare's Romeo and Juliet and the poetry of the first generation of Romantics). We also looked at some descriptions of courses focusing on her work in American and European universities.

Mark Twain, "The Adventures of Huckleberry Finn" (conclusão)

15 Abril 2024, 18:30 Pedro Madeira


Análise dos capítulos 32, 40 e 42.
Negação flagrante da humanidade do "negro" no
episódio da explosão da caldeira (cap. 32); o racismo
radical da afirmação de Huck de que Jim era "white inside" (cap. 40);
a figura do médico no cap. 42.

Considerações finais.