Sumários

John Fahey, "Folk Festivals"

4 Março 2024, 18:30 Pedro Madeira


Leitura e comentário do ensaio.
Exame do modo como o autor explora a tensão entre
a representação idealizada do "Volk" e os artistas
que eram apresentados como representantes de uma tradição
"espontânea" para criar um efeito cómico.
Exposição da contradição inerente à designação "folk festival".


John Fahey, "Folk Festivals"

4 Março 2024, 17:00 Pedro Madeira


Leitura e comentário do ensaio.
Exame do modo como o autor explora a tensão entre
a representação idealizada do "Volk" e os artistas
que eram apresentados como representantes de uma tradição
"espontânea" para criar um efeito cómico.
Exposição da contradição inerente à designação "folk festival".


Nietzsche, “‘Bom e mau’, ‘Bom e ruim’”

1 Março 2024, 11:00 CARLO ARRIGONI


Análise do primeiro ensaio da Genealogia da Moral (1887), “‘Bom e mau’, ‘Bom e ruim’”, parágrafos 1-10. A forma narrativa do ensaio e o conceito de genealogia. Os “psicólogos ingleses” e a moral contemporânea. O princípio da utilidade. O estudo etimológico. Duas morais em confronto. Origem e desenvolvimento da moral do “rebanho”: a inversão do código moral aristocrático.

Edward Said, "Orientalism" /2

29 Fevereiro 2024, 09:30 Chiara Nifosi


This second class on Said focused on the rest of the introduction, namely: the centrality of the notion of discourse (from a Foucauldian perspective); Gramsci's contribution to the definition of cultural hegemony and the two satellite notions of consensus vs. coercion; the geopolitical relevance of Orientalism as a culture, inserted into a complex web of socio-economic and ideological interests; the methodological premises posed by Said: the stigmatization of the distinction between pure and political knowledge, especially in view of a study where the "innocence" of humanistic knowledge is heavily questioned; the treatment of the corpus: the idea of authority and intertextuality within Orientalism. 

Fernão Mendes Pinto, "Peregrinação" (caps. 132-137) Conclusão

28 Fevereiro 2024, 18:30 Pedro Madeira


Representação realista da medicina no cap. 136, exemplo
do empirismo do autor: contraste entre o tratamento que o narrador
recomenda para o "fastio" do rei e aquele que ministra ao rapaz
ferido pela espingarda.
O episódio do ferimento do filho do rei do Bungo:
reacção do rei e da corte como "espectáculo da estupidez
humana", exemplo do "exotismo crítico" do autor (António José Saraiva).

Considerações finais.