Sumários

Mark Twain, "The Adventures of Huckleberry Finn" (conclusão)

15 Abril 2024, 17:00 Pedro Madeira


Análise dos capítulos 32, 40 e 42.
Negação flagrante da humanidade do "negro" no
episódio da explosão da caldeira (cap. 32); o racismo
radical da afirmação de Huck de que Jim era "white inside" (cap. 40);
a figura do médico no cap. 42.

Considerações finais.

Falasca-Zamponi, “Mussolini’s Aesthetic Politics”

12 Abril 2024, 11:00 CARLO ARRIGONI


Pequena história do fascismo italiano e as suas origens. As assembleias oceânicas: visão das filmagens do Istituto Luce da proclamação do império, do terceiro aniversario do império e do discurso de Trieste de 1938. Análise do cápitolo de Falasca-Zamponi. A concepção da política como arte e do líder político como artista que tem como material a multidão. A rejeição do parlamentarismo, da democracia e do socialismo. A influência de Le Bon na ideologia de Mussolini. A representação da multidão como mulher.

Sontag, "One culture and the new sensibility"/2

11 Abril 2024, 09:30 Chiara Nifosi


In this second session about Sontag's essay "One culture", we delved into the new sensibility modern art testifies to, a sensibility that changes the function of art itself, now devoted to "modifying consciousness and organizing new modes of sensibility", with the subsequent extension of the means for practicing art. This new conception stresses the relationship that art entertains with the surrounding reality, including scientific and technological progress, and invites to consider the high degree of specialization that art also entails. As a reflection/response to new modes of sensibility, modern art will tend to provide a sensory shock that provides a counter-point to what Sontag defines the anesthetization of contemporary society in the way it relates with reality. 

Mark Twain, "The Adventures of Huckleberry Finn" (continuação)

10 Abril 2024, 18:30 Pedro Madeira


Análise dos capítulos 16, 23 e 31.
Crise de consciência do protagonista quando a jangada se
aproxima de Cairo (última oportunidade para Jim desembarcar
num "Free State") (cap. 16).
Afecto de Jim pela família contradiz a visão racista da psicologia
do "negro", de que, todavia, o protagonista não chega a emancipar-se
(caps. 16 e 23).
Clímax da crise de consciência do protagonista, que decide
libertar Jim, mas não chega a reconhecer a humanidade de Jim, ou
a legitimidade das suas aspirações (cap. 193).

Mark Twain, "Adventures of Huckleberry Finn" (continuação)

10 Abril 2024, 17:00 Pedro Madeira


Análise dos capítulos 16, 23 e 31.
Crise de consciência do protagonista quando a jangada se
aproxima de Cairo (última oportunidade para Jim desembarcar
num "Free State") (cap. 16).
Afecto de Jim pela família contradiz a visão racista da psicologia
do "negro", de que, todavia, o protagonista não chega a emancipar-se
(caps. 16 e 23).
Clímax da crise de consciência do protagonista, que decide
libertar Jim, mas não chega a reconhecer a humanidade de Jim, ou
a legitimidade das suas aspirações (cap. 193).